Barra Mansa, 01 de Agosto de 2019.
Informativo nº 06/2019
Ref.: Levantamento Físico das existências na empresa.
Prezados
Com vistas ao fechamento dos diversos períodos é imperativo que todos os documentos contábeis tenham sido enviados a contabilidade obedecendo ao seguinte cronograma: até o dia 3 do mês subseqüente ao fato gerador, nos ensejando a oportunidade de executar a escrituração contábil da documentação enviada, estabelecendo o saldo das diversas contas.
Existem algumas contas que dada a sua natureza e volume de movimentação, apresentam divergências, como e o caso das contas: caixa, bancos conta movimento, duplicatas a receber, fornecedores, contas a paga e outras.
Que na prática se revelam mais suscetíveis a discrepâncias, e devem ser objeto de conciliações.
A conta fornecedor merece atenção especial, o saldo que figura no Balanço Patrimonial deve estar de acordo com o somatório dos saldos individualizados dos fornecedores de mercadorias e serviços a pagar.
Envio dos extratos bancários referente a todas as contas dos bancos onde a empresa mantenha relacionamento. Inclusive todos os contratos celebrados entre os mesmos com vistas à conciliação bancaria, alem de um controle interno eficiente para a empresa, a conciliação tem como objetivo apurar e explicar eventuais diferenças encontradas no saldo da conta bancos conta movimento e saldo apresentado no extrato bancário.
Avaliação dos estoques, um dos livros mais importantes na administração da empresa é o registro de inventario. Destina-se ao arrolamento das mercadorias, dos produtos manufaturados, das mercadorias para revenda, das matérias primas, dos produtos em fabricação e outros. Para fins do balanço patrimonial os administradores da empresa devem proceder a um levantamento e avaliações dos estoques, ou seja, um levantamento físico das existências na empresa. Tal providencia deve abranger todas às existências na empresa, todos os estoques:
a) Mercadorias para revenda das empresas comerciais.
b) Matérias primas e materiais auxiliares (insumos), empregados na produção.
c) Produtos acabados ou em elaboração nas empresas industriais.
d) Outros bens existentes no almoxarifado para qualquer outro seguimento de empresa.
A informação a ser prestada a contabilidade, devera ser quantitativa e qualitativa. Deverão informa a Olfir Rogêdo Contabilidade a quantidade das existências e o seu valor de custo de aquisição, bem como o total existente em estoque. Tais informações são de inteira responsabilidade dos administradores, e nos ensejará a oportunidade de fechar o Balanço Patrimonial e a respectiva Demonstração de Resultado do Exercício, que constituem as principais peças contábeis para tomada de decisões e base para diversas obrigações acessórias e informações que deverão ser transmitidas aos governos, Federal, Estadual, Municipal e Autarquias.
Comentamos que tais obrigações acessórias, a sua não transmissão, mesmo das empresas que se encontram em inatividade, mesmo assim deverá ser transmitida, sua não transmissão acarretara em multas e cancelamento de inscrições.
Finalmente os controles de estoque ou existências na empresa deverão ser informados mensalmente a Olfir Rogêdo Contabilidade, não esquecendo que nossos técnicos operam segundo tais informações que são consideradas idôneas.
Como podem observar mesmo alheios aos acontecimentos a Olfir Rogêdo Contabilidade cuida silenciosamente do interesse de nossos clientes.
Finalmente, informamos que o levantamento físico das existências na empresa, sua obrigatoriedade e anual por ocasião do termino do exercício social, a Olfir Rogêdo Contabilidade opina e orienta que tal procedimento será de bom alvitre se for mensal.
Que nosso relacionamento se perpetue.
Olfir Rogêdo Contabilidade,