Caríssimos

 

           Nesta oportunidade iremos comentar mesmo que sucintamente sobre os reflexos do fechamento anual das operações realizadas pela PJ (pessoa jurídica) e seus resultados, os quais refletem diretamente na PF (pessoa física).

Quando demonstrado prejuízos à empresa (PJ) poderá compensá-lo consoante a legislação pertinente. Com certeza será uma situação efêmera, PJ nenhuma poderá conviver com prejuízos por muito tempo.

Outrora, o objetivo do lucro sendo atingido, este poderá ser distribuído mensalmente, levando a débito de distribuição antecipada de lucro e a crédito de caixa ou banco conta movimento, neste caso a contabilidade deverá sempre ser consultada sobre o resultado. Outra modalidade de retirada é o pró-labore (remuneração aos sócios pelo trabalho executado na empresa, tendo como condição o pagamento dos encargos sociais). Obrigatório ao INSS e a retenção para o Imposto de Renda, se for o caso.

A distribuição antecipada de lucros fica condicionada ao resultado da PJ que deverá sempre ser lucro.

Chamamos atenção para o fato da integralização do Capital Social na empresa, por ocasião de sua legalização, ou aumento do Capital Social, com certeza este procedimento irá ter reflexo na pessoa física, faz-se necessário ter tal capital devidamente informado ao órgão competente um fato que nos preocupa bastante. A integralização do Capital Social nas empresas por ocasião de uma legalização deverá ter uma atenção especial quando tratamos de uma EIRELI (empresa formada por um único sócio) cujo Capital Social será no mínimo igual ou superior a 100 vezes o salário mínimo em vigor, para tanto este valor deverá estar constando na declaração de imposto de renda do sócio.

Falou-se em pró-labore, em recolhimento para o INSS, aconselhamos que fale com nossa gerencia de Recursos Humanos para estipular o valor da retirada. Lembre-se o objetivo não é somente a aposentadoria, mas os acidentes de percurso, doenças ou qualquer impossibilidade temporária ou definitiva para o trabalho.

Grato pela oportunidade contínua no exercício permanente do amor a Deus e servi-lo subscrevemos- nos.