Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o home office foi adotado por muitas empresas e profissionais. Líderes e gestores estão agora administrando uma equipe totalmente remota – e sem muito tempo para se preparar.

Comunicação, alinhamento e resultados são algumas das preocupações dos empreendedores. A Inc elencou sete dicas para ajudar nessa travessia. Confira.

1. Faça um check in diário
De preferência, por vídeo. Apesar de você ter à mão telefone, e-mail e Slack, seu time precisa vê-lo. Use serviços como Zoom e Google Hangouts. A princípio, faça isso todos os dias, para determinar a agenda, dar feedback e providenciar os recursos de que a equipe necessita.

2. Comunique muito
É claro que você deve se manter em comunicação constante com o time. Mas uma das coisa mais difíceis de trabalhar de casa, principalmente se você está acostumado com o ambiente do escritório, é o sentimento de solidão e de isolamento que pode se instalar. Isso faz a comunicação ser ainda mais necessária.

3. Use e abuse da tecnologia
Escolha as ferramentas que melhor atendam às suas demandas. O e-mail e as mensagens de WhatsApp são bons no curto prazo, mas o Slack e o Microsoft Teams são melhores para colaboração e comunicação.

4. Ajuste as expectativas
Ajude a equipe a organizar o que eles devem fazer e crie expectativas realistas para o trabalho deles. Isso também se aplica a você, gestor. Diga claramente quais são as tarefas e as motivações por trás delas, e ajude os funcionários a entender exatamente como o sucesso será medido. Defina escopo, entregas e datas para cada tarefa do projeto.

5. Concentre-se no resultado, e não na atividade
Você não conseguirá administrar todos os aspectos do trabalho feito por um time remoto. Bem, você não deveria fazer esse tipo de microgestão nunca. Em vez de se concentrar na atividade ou no número de horas trabalhadas, preste atenção nos resultados e meça o sucesso de acordo com isso.

6. Providencie recursos
Certifique-se de que o time tem toda a tecnologia necessária para fazer o trabalho. É muito provável que eles necessitem de computadores, software, dispositivos móveis ou até conexão de banda larga. Não é razoável presumir que todos tenham isso – a responsabilidade de fazer essa checagem é sua.

7. Seja flexível
Entenda que, especialmente nas condições atuais, qualquer pessoa está preocupada com muita coisa. Ainda que isso não seja uma desculpa para deixar de fazer o trabalho, é uma razão para olhar para a produtividade com mais cuidado. É bem provável que as horas trabalhadas não sejam as mesmas. Dê às pessoas a liberdade e a flexibilidade de fazer o trabalho em um esquema que as deixem confortáveis. Isso será melhor para todos com o tempo.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios