No começo de dezembro, aconteceu o #Boravender Experience. O evento, criado pela Loja Integrada – plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com 1 milhão de lojas – mobilizou centenas de lojistas para uma imersão sobre e-commerce com aulas práticas e dicas dos principais especialistas em comércio eletrônico do Brasil.
Entre os grandes nomes do empreendedorismo digital estavam: Alfredo Soares, Amure Pinho, Ana Tex, Raphael Lassance, Simone Sancho, Monique Evelle, entre outros.
Separamos 6 dicas de peso para ajudar os empreendedores a aperfeiçoarem ainda mais o seu negócio em 2020:
1. Aposte nas ferramentas para ajudar no relacionamento com o cliente
De acordo com Raphael Lassance – Referência no growth hacking nacional e empreendedor com mais de 18 anos de experiência em projetos digitais – é possível vender mais na internet apostando em técnicas de fortalecimento do relacionamento da marca com o seu público. Entre as principais dicas do especialista está o uso de ferramentas para ajudar a automatizar o relacionamento com o cliente.
Como exemplo, podemos citar as ferramentas gratuitas de Chat ou ChatBot para o primeiro atendimento na pré-compra, além das ferramentas de e-mail marketing para manter um relacionamento com o cliente pós-compra. Em suma boa parte das ferramentas possuem integração com as principais plataformas de lojas virtuais, otimizando não só os custos, como otimizando tempo da operação.
2. Ofereça produtos que resolvam “a dor” do consumidor
Para Amure Pinho, jurado do Programa Planeta Startup, uma dica de ouro sobre inovação no e-commerce é “conseguir se conectar com um cliente ao oferecer um produto ou serviço que ele mesmo nem sabia que precisava”. Ainda de acordo com o investidor, ter uma loja virtual com design exclusivo, vender produtos personalizados ou focar em nichos de mercado, além de usar uma comunicação empática e utilizar de gatilhos de desejo, são formas de se destacar.
3. Use as métricas a seu favor
Já para Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e VP Institucional da VTEX, todo lojista deve ficar de olho nas métricas e dados, porém, deve utilizar essas informações sempre para melhorar o negócio online: “O empreendedor sempre vê o dado como uma ferramenta de controle. Só que na verdade, os dados, nessa gestão moderna, vão além! Eles servem para trazer insights, para ajudar o lojista a tomar decisões”. A dica principal de Soares é: Controle o caixa e o estoque, mas use os dados para traçar as suas estratégias de negócio o ano todo também.
4. Não esqueça de contar histórias
Para Simone Sancho – diretora digital da Imaginarium e da Puket – uma dica fundamental ao utilizar as redes sociais para vender seus produtos é contar histórias. Ainda segundo a especialista, contar histórias ajuda a gerar credibilidade e engaja ainda mais os usuários. Para 2020, não esqueça de pegar um depoimento de um cliente recorrente, gravar um vídeo, contando histórias e mostrando como o seu produto mudou a vida de alguém. Este tipo de conteúdo é o que mais gera engajamento e credibilidade nas marcas atualmente.
5. Invista no marketing de Influência
Ana Tex – especialista em marketing digital – acredita que é possível usar as redes sociais à favor de pequenos negócios. Para a especialista, uma dica de como engajar o consumidor é apostar no uso do marketing de influência, aproveitando a parceria com influenciadores digitais, para bombar o negócio online. Não é preciso começar com grandes influenciadores, mas vale mapear as pessoas que têm relação com o seu negócio e pensar em moedas de trocas para essa parceria.
Ainda de acordo com Ana “mesmo que o lojista tenha uma loja virtual, uma boa dica é ativar a loja no instagram também – para ter tudo integrado. Usar direct, fazer lives e divulgar ações pelo whatsapp business são ferramentas fundamentais para agregar valor a sua loja virtual”.
6. Crie conteúdos realmente relevantes para a sua audiência
Monique Evelle – Fundadora da Desabafo Social, Sócia da SHARP e da Agência Responsa – falou sobre empreendedorismo na prática e deu dicas de como uma marca pode usar as redes sociais a seu favor. Para Monique, “O sucesso das ações de uma loja não deve limitar-se apenas ao número de curtidas e comentários nas redes sociais, deve ir muito além”.
Entre as dicas da empreendedora está a curadoria dos conteúdos e a qualificação da contratação de criadores de conteúdo. Para uma empresa se destacar nas redes sociais, é preciso criar conteúdos realmente relevantes para a sua audiência, bem como contratar comunicadores que tenham conexão com a sua marca, assim como quem acompanha-o na internet. Por isso, ter um mapa de empatia bem definido pode ser fundamental para melhores decisões de comunicação e para revolucionar o seu negócio em 2020.
Fonte: Empreeendedor